Competências
Soft, Hard e Deep Skills: Aqui estão as competências que você deve desenvolver
Para se destacar no mercado de trabalho, não dá para ser apenas mais um profissional com formação superior, é preciso ter um diferencial. É aqui que entram as soft skills e as hard skills. Mas o que isso quer dizer?
Esses termos são referentes às habilidades que os recrutadores buscam no processo de seleção.

Soft Skills
As soft skills também são conhecidas como habilidades emocionais, comportamentais e sociais. Elas são um conjunto de competências de caráter interpessoal, que interferem na qualidade do trabalho prestado e do posicionamento na profissão.
Por exemplo, Empatia, Relacionamento interpessoal, Comunicação, Negociação, Produtividade pessoal e Trabalho em equipe são soft skills.
Hard Skills
Hard skills são os conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, em cursos de formação específica ou em sala de aula. Em outras palavras, são as habilidades que colocamos no currículo.
Compreende-se como hard skills: Diploma universitário, Certificações técnicas, Conhecimentos Office e Inglês comercial.


Deep Skills
Enquanto as softs skills englobam as competências emocionais dos profissionais, as deep skills são habilidades funcionais que garantem a motivação necessária para desenvolver essas competências. Elas funcionam como uma base sólida que comporta diversas outras habilidades, sejam elas técnicas ou interpessoais.
Alguns exemplos são autoconfiança, paixão, autoestima, compaixão, entusiasmo, ética, honestidade e felicidade.
Com outras palavras, o empreendedorismo atual (e do futuro) valoriza um trabalho colaborativo. Não há espaço para pessoas individualistas, centralizadoras e antipáticas. Fique atento e busque não só o desenvolvimento profissional técnico, mas também seu desenvolvimento pessoal.
Por meio de certificados, diplomas, portfólios, entre outros documentos, as hard skills são facilmente identificadas. Entretanto, muitas vezes, candidatos fortes perdem ótimas oportunidades de emprego por não organizar o currículo, se expressar com clareza ou saber lidar com as novas tecnologias. Outro problema comum é o colaborador que na teoria possui ótimas hard skills, porém, não consegue colocá-las em prática. Por exemplo, não é porque uma pessoa possui um diploma de inglês avançado que ela realmente é fluente em inglês.
Lykoi
